.

.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

GEADA PODE TER COMPROMETIDO LAVOURAS DE CAFÉ NO NORTE PIONEIRO



Temperatura negativa afetou mais severamente lavouras de Pinhalão e Ibaiti

A geada que atingiu o Norte Pioneiro (NP) na madrugada desta quarta-feira, 24, pode ter comprometido cerca de 30% da produção cafeeira da região. Agrônomos da secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) percorrem a zona rural desde as primeiras horas da manhã de quarta-feira para avaliar os danos causados pela geada.
As lavouras de café mais afetadas ficam na região de Ibaiti e Pinhalão, onde foram registradas temperaturas de até 1 grau negativo. Naquela região o cafezal plantado numa área de aproximadamente quatro mil hectares foi severamente atingido. A lavoura plantada em aproximadamente dois mil hectares na região de Jacarezinho e Carlópolis também sofreu danos, mas de menor intensidade, já que a temperatura mínima registrada foi de 2 graus. Antes da geada a produção estimada era de 38, 4 mil toneladas do produto. A área total de café na região é de 50,5 mil hectares.
O economista acredita que os danos causados por esta geada foram piores que os registrados em 2000, quando uma geada também provocou prejuízos. Ele afirma que, este ano, todas as culturas foram afetadas pela geada. “Também poderá haver quebra de 30% na lavoura de milho”, comentou.
A geada também vai causar prejuízo para os produtores de trigo, hortaliças e para os pecuaristas, já que as pastagens também ficaram comprometidas. Antes da geada a previsão para a produção de trigo na região era de 117, 3 mil toneladas que já tinha sido abalada devido ao excesso de chuva. A área total de trigo na região é de 36 mil hectares. O economista afirma que o estudo completo sobre os danos causados pela geada serão concluídos em 15 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário