.

.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

FALTA DE PLANEJAMENTO É A PRINCIPAL CAUSA DE ENDIVIDAMENTO

A última pesquisa realizada pelo SPC Brasil revelou que 64% da população brasileira já esteve, ou está, negativada perante o mercado e integrando os bancos de dados dos serviços de proteção ao crédito. Um dado ainda mais preocupante se dá pelos 41% dos casos que entraram para o SPC por conta do descontrole financeiro, ante os 31% que são decorrentes ao desemprego. 

"Esse dado alarmante demonstra que a população está precisando executar um eficiente planejamento doméstico", afirma Samoel de Mattos, presidente da Federação de Dirigentes Lojistas do Paraná. Segundo ele, esse é o reflexo da falta de uma disciplina, nos bancos escolares, que aborde o tema. 

Ainda de acordo com a pesquisa, a população está, cada vez mais, parcelando suas contas e este pode ser um dos motivos dos endividamentos. Se comparados os dados de 2012 com os atuais, o percentual da população que dividia as compras em mais de 10 parcelas para móveis, eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos passou de 10%, 11% e 10% respectivamente, para 15%, 50% e 47%.

"Ao realizar uma compra em 10 vezes, por exemplo, é prudente que o consumidor aguarde quitar a dívida por completo para, então, parcelar algum produto novamente", ensina André Luiz Pellizzaro, gestor-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Curitiba.

Segundo Pellizzaro, as compras de longo prazo afetam o poder de compra do consumidor e, por isso, é preciso cuidado. "Deve-se ficar atendo, pois um imprevisto pode acontecer e o consumidor acaba não tendo como arcar com as contas", afirma. De acordo com uma pesquisa do SPC, divulgada em fevereiro, 42% dos brasileiros não conseguem guardar um real sequer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário